Bibliografia sobre o pós-anarquismo


Saul Newman (1972-)


REVISÕES PÓS-ESTRUTURALISTAS E PÓS-MODERNAS

O pós-anarquismo é um termo usado para designar teorias anarquistas surgidas a partir dos anos 1980, nas áreas de ciência e filosofia políticas, principalmente no mundo anglófono, baseadas em abordagens pós-estruturalistas (May, 2018; Newman, 2015) e pós-modernistas (Call, 2002). Saul Newman é um dos pensadores prolíficos do anarquismo pós-estruturalista ou pós-anarquismo.

DIFERENÇAS ENTRE ANARQUISMO E PÓS-ANARQUISMO

Sobre as diferenças entre anarquismo e pós-anarquismo, Ruth Kinna (2017) comenta que "a principal diferença teórica, da perspectiva de Newman, é que o anarquismo foi definido por uma concepção de anarquia como um programa de ação, uma ideia de revolução social e uma concepção de sociedade sem Estado, enquanto o pós-anarquismo está associado a modos autônomos de pensar e agir - a 'vontade de não ser governado' de Foucault — e a renúncia à revolução". 

CRÍTICAS AO PÓS-ANARQUISMO

Avaliando criticamente o pensamento pós-anarquista de Newman, Kinna (2017) conclui que "a teoria pós-anarquista, parece nos deixar em um impasse, incapazes de contemplar como a transformação social revolucionária pode ser imaginada, nem encorajados a adotar métodos de resistência que obriguem o Estado a se engajar na política radical".

O historiador norte-americano do movimento operário e biógrafo de Bakunin, Mark Leier (2009) afirma que "o pensamento pós-anarquista usa argumentos filosóficos muito sofisticados e elegantes, embora não novos, para sugerir que a filosofia pós- modernista é a base para justificar o anarquismo. Na medida em que isso minimiza a exploração de classe, o pós-anarquismo pode assemelhar-se mais ao liberalismo do que ao anarquismo".

Observando a coetaneidade do surgimento da teoria pós-anarquista com o "anarchist turn" nos novos movimentos sociais, Leier (2009) nota que "a ironia é que, assim que os ativistas colocaram o anarquismo na agenda de maneiras novas e entusiasmantes, os filósofos ameaçam torná-lo irrelevante".

O historiador conclui, propondo um retorno ao anarquismo histórico de Bakunin como rica fonte para encarar questões como classe e exploração do trabalho, afirmando que "uma vez que isto não é um problema novo ou pós-moderno, as tentativas de Bakunin de pensar sobre estes problemas ainda podem ser de alguma utilidade quando o anarquismo entra no século XXI".

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BIBLIOGRAFIA SOBRE O PÓS-ANARQUISMO

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