As camponesas de Van Gogh, Dupré e Arkhipov

O camponês é representado na pintura europeia como taciturno e laborioso. 

Penso em duas pinturas de Van Gogh.

Nelas, a camponesa aparece curvada. O trabalho dobra-lhe a cervical. 

Van Gogh, Peasant woman digging, 1895

O rosto é indiferente. O olhar desvia do observador. 

Van Gogh, Head of a peasant woman, 1884

Contudo, existem outras representações, como a do francês Julien Dupré e a do russo Abram Arkhipov

Em suas pinturas, a cervical está esticada durante o trabalho. 

Julien Dupré

O labor feminino é forte. A camponesa doma o animal.

Julien Dupré, Au Pâturage, 1882

E o rosto sorri.

Abram Arkhipov, Smilling girl, 1920's

E sorri novamente.

Abram Arkhipov, A peasant women with yellow scarf and red shawl, 1922

A diferença entre Van Gogh e os outros dois pintores está para além das paletas do pós-impressionismo e do realismo. São percepções opostas da camponesa.

Mesmo com a árdua lida no campo, a vida delas não precisa estar reduzida a representação taciturna e sofrida.

Van Gogh, Dupré e Arkhipov contribuíram para complexificar a representação e a nossa percepção dessas mulheres.



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