Constance Hall e a sociologia de Proudhon

Constance Hall


Estou lendo a tese de doutorado de Constance Hall (1970), The sociology of Proudhon, e estou compreendendo melhor os aspectos do pensamento do autor, principalmente seu conceito de justiça, complexo e com mais de um significado. 

Um dos objetivos da autora foi traduzir o pensamento de Proudhon para a teoria sociológica contemporânea, que à época, os anos 1960, eram o estrutural-funcionalismo parsoniano e as teorias do conflito de origem marxista ou weberiana. 

Nessa tese, ela demonstra que Proudhon não é apenas um dos fundadores da sociologia, mais importante do que Comte, como seu pensamento antecedeu as teorias contemporâneas e oferece insights para problematizar temas como a sociedade, a relação dela com o indivíduo, a mudança social, poder e o conflito, a estratificação social e a sociologia da religião. 

Apesar desse interessante diálogo entre Proudhon e a sociologia do pós-guerra, Hall permanece menos conhecida que outros comentadores de Proudhon, como Georges Gurvitch e Pierre Ansart.

Raphael Cruz


Referência

HALL, Constance Margaret. The Sociology of Pierre Joseph Proudhon (1809-1865). American University, 1970.

Comentários

Postagens mais visitadas