Bakunin e a política etnográfica

Nikolai Yaroshenk. O estudante, 1881


Em 1922, Malinowsk publicou sua etnografia sobre os trobriandeses. 

Nos anos 1940, a Escola de Manchester em antropologia, capitaneada por Max Gluckman, etnografou a política entre povos africanos. 

Em Malinowski, a etnografia ganhou sua face contemporânea. 

Por meio dos africanistas de Manchester emergiu uma etnografia política.

Sugiro que num escrito de Mikhail Bakunin está implícita uma política etnográfica ao invés de uma etnografia política.

Trata-se da aplicação de um método para-etnográfico para orientar o que atualmente nomeamos de trabalho de base. 

No texto Aonde ir e o que fazer? (1873), Bakunin orientou a juventude russa a ir ao povo, conhecê-lo e organizar a revolução social.

Foi um apelo para a juventude romper os muros da universidade e se misturar ao campesinato. 


Nikolai Yaroshenko. A estudante, 1883


No verão de 1874, ocorreu uma massiva ida de jovens às comunidades rurais. 

Foi uma primeira aproximação entre os estudantes socialistas e o campesinato russo. 

Esse evento entrou para a historiografia com o nome de movimento "ir ao povo". 

Foi uma evolução importante em relação à juventude russa da década passada.

Pois, os niilistas dos anos 1860 canalizavam a rebeldia para discussões metafísicas e para o fatalismo. 


Vasily Vereshchagin, Retrato de um camponês, s/d


No referido texto, Bakunin indicava os meios para conhecer o campesinato russo in situ

O método é incrivelmente semelhante à etnografia, contudo, o objetivo é político.

Veja no parágrafo abaixo. 

"Os detalhes que se repetem cotidianamente são bem amiúde mais importantes e mais dignos de observação do que fatos proeminentes dos quais, evidentemente, nenhum escapará à vossa atenção. Estudando minuciosamente a vida material das pessoas simples que vos cercam, buscai penetrar o fundo de sua alma, seus hábitos coletivos no plano mental e moral, suas diversas relações na família e na sociedade bem como a razão secreta de sua atitude em relação aos outros corpos sociais e as autoridades. O que pensam eles de seus direitos e de suas humilhações que, evidentemente, não faltam em nenhum lugar na Rússia? O que querem, a que aspiram e esperam algo? E de quem?".

Algumas considerações extraídas do parágrafo:

1) observar o cotidiano camponês

2) sem desprezar os "fatos proeminentes

3) iniciar pela "vida material"

4) em seguida, a vida cultural

5) e o comportamento político 

Anos depois, militantes do amplo espectro socialista russo abandonaram a condição social de classe média ou aristocrata.

Eles se tornaram operários de fábrica na intenção de agitar e organizar trabalhadores urbanos.

No Brasil dos anos 1960, esse método foi chamado proletarização. 

Bakunin pensou um método para-etnográfico para a compressão do campesinato com fins políticos revolucionários. 

Se ele não é o percursor do trabalho de base e da tática da proletarização, é um de seus primeiros formuladores.



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