Santa Tristessa
Jack Kerouac (1922-1969) |
Tristessa (L&PM, 2006) é uma narrativa urbana e poética em primeira pessoa acerca da paixão do escritor Jack, alterego de Kerouc, pela prostituta Tristessa.
A ficção é estruturada no ritmo das idas e vindas dos dois em busca de drogas e amor.
Pode não ser uma história de amor, mas é com certeza uma história sobre amor.
A trama se passa na Cidade do México dos anos 1950, mais precisamente em sua periferia e bocas de fumo, nos bairros populares precários, sem saneamento e habitados pela classe trabalhadora, prostitutas, vagabundos.
Tristessa, assim como outros livros de Kerouac, é baseado na vida do autor, mesclando elementos biográficos e ficcionais.
A novela possui cinco personagens: as prostitutas Cruz e Tristessa, os viciados El índio e Old Bull, e o narrador, o próprio Jack.
Se livros como On The Road ou Dharma Bums são ambientadas em estradas, ferrovias e montanhas, a novela poética Tristessa se passa, na maior parte do tempo, em sujos ambientes de quatro paredes habitados por viciados em busca de uma dose.
Toda a novela é impregnada por um clima junk de chapação, drogas, alcoolismo, embriaguez, desorientação mental, enjoo e vomito
A narrativa é frenética, marcada por espanholismos e uma construção literária entre a prosa e a poesia.
Em certos trechos, lembra o poema Uivo, de Allen Gisnberg.
Na novela estão presentes os elementos costumeiros da escrita de Kerouac como o cristianismo e sua aproximação com o budismo; a aproximação entre profano e sagrado, representada por Tristessa, uma prostituta viciada católica praticante; diálogos semifilosóficos e semirreligiosos, que desembocam na criação de alguma máxima zen budista do tipo “nascidos para morrer”; a presença de amigos do autor como personagens semi-biográficos, neste caso William Burroughs como Old Bull.
Tudo isso embalado por citações de músicas de Frank Sinatra.
Como disse no início, essa pode não ser uma história de amor clássica, mas é uma história sobre amor, um amor de nossos tempos, um amor forte por uma figura frágil como Tristessa, que você deve ter cuidado para não cortar os dedos ao tentar agarrá-la e quebrá-la como um copo sujo de uísque barato.
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